Niassa ganhou hoje novos marcos de esperança, saúde e desenvolvimento. O Presidente da República, Daniel Presidente Daniel Chapo, inaugurou, quinta-feira, 21 de Maio, os Sistemas de Abastecimento de Água de Mandimba e Mavago, infra-estruturas financiadas pelo Governo do Japão, através da JICA, e implementadas pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), ampliando o acesso à água potável, reduzindo a dependência de fontes inseguras e reforçando a resposta do Governo aos desafios de segurança hídrica nas comunidades rurais.
As inaugurações enquadram-se na visão nacional de expansão e modernização dos serviços de água e saneamento, em linha com o PROÁguaS – Compacto Nacional de Segurança Hídrica 2026–2036, recentemente lançado pelo Chefe do Estado, como instrumento orientador para acelerar investimentos, consolidar infra-estruturas resilientes e garantir maior disponibilidade de água para as populações.
Durante a cerimónia, o Presidente Daniel Chapo destacou que o acesso à água potável constitui um direito fundamental e um dos pilares para o desenvolvimento sustentável do país. “Estamos a investir para garantir que cada família tenha acesso a água segura e de qualidade, porque a água significa saúde, dignidade e oportunidade para as nossas comunidades”, afirmou o Chefe do Estado.
Os sistemas inaugurados fazem parte do Projecto de Construção de Infra-estruturas de Água Rural na Província do Niassa, financiado pelo Governo de Moçambique e Japão, com um custo global de 14,736 milhões de dólares. O projecto abrange os sistemas de Mavago, Malanga/Majune, Muembe e Mandimba, incluindo 100 fontes dispersas, captação, tratamento, centros distribuidores, redes de distribuição, fontenários públicos, ligações domiciliárias.
Em Mandimba, o sistema inclui sete furos, com produção total de 49,1 m³/h, uma rede de distribuição de 58,3 km, 740 ligações domiciliárias, um fontenário público de duas bicas e um centro distribuidor com depósito elevado de 150 m³, além de um depósito apoiado de 50 m³. Já em Mavago, o sistema dispõe de quatro furos, com produção total de 19,7 m³/h, rede de distribuição de 17,1 km, 500 ligações domiciliárias, oito fontenários públicos de duas bicas e depósito elevado de 75 m³.
No conjunto, os Sistemas de Abastecimento de Água de Mavago, Muembe, Malanga/Majune e Mandimba deverão beneficiar cerca de 56.314 pessoas, enquanto as fontes dispersas vão alcançar mais 30.000 pessoas nas zonas rurais, elevando para cerca de 86.314 o número total de beneficiários directos do projecto.
No caso específico de Mavago, a infra-estrutura representa uma mudança significativa para uma vila com cerca de 20.634 habitantes, onde, até à entrada em funcionamento do novo sistema, o abastecimento era assegurado essencialmente por bombas manuais e por um pequeno sistema sem tratamento adequado de água, situação que constituía risco para a saúde pública.
Para além de ampliar o acesso à água potável, os novos sistemas deverão contribuir para a redução de doenças de origem hídrica, melhoria da saúde pública, aumento da renda familiar e retenção da rapariga na escola, sobretudo nas comunidades onde mulheres e crianças percorriam longas distâncias para obter água.
Com estas inaugurações, o Governo reafirma que a água é mais do que uma infra-estrutura: é um factor de dignidade, inclusão social, desenvolvimento económico local e justiça territorial. No quadro do PROÁguaS, Mavago, Muembe, Malanga/Majune e Mandimba passam a representar, no Niassa, a materialização de uma política pública orientada para transformar investimentos em serviços concretos para as populações.