ESTRADA N13 EM NIASSA REABERTA APÓS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO
Após meses de intensas obras de reparação devido aos estragos causados pelo ciclone Freddy, a estrada N13 no troço Mandimba-Cuamba, na província do Niassa, está oficialmente reaberta para o tráfego.
As intervenções foram concluídas para restabelecer a infraestrutura vital da região e garantir a segurança e mobilidade da população.Para assegurar a circulação segura de pessoas e bens, foram realizadas importantes intervenções em várias pontes ao longo do percurso, incluindo a ponte sobre o Rio Mulinde, a ponte sobre o Rio Lussangasse, a ponte sobre o Rio Lugenda e a ponte sobre o Rio Muanda.
Na bacia do Rio Lugenda, foram construídos sete aquedutos em formato de caixas de betão armado, e uma ponte adicional de 30 metros para garantir uma drenagem eficiente e evitar futuras erosões.As actividades incluíram reparações nos taludes, reconstrução do pavimento em betão armado numa extensão de 800 metros e limpeza nos leitos dos rios e bacias hidrográficas.
Essas intervenções garantem a plena recuperação da estrada e reforçam a resiliência das infraestruturas para enfrentar futuros eventos climáticos severos.O ciclone Freddy atingiu a estrada N13, especialmente nas bacias dos rios Lugenda, Muanda e Lussangasse, no dia 15 de março de 2023.
A intervenção nas 4 Pontes custou cerca de 417 Milhões Meticais financiadas pelo Governo Moçambicano e Banco Mundial no âmbito do projecto de Reconstrução Pós Ciclone FREDDY- CERC.
O sector da Estradas, (ANE), efectuou recentemente a reabertura da estrada marcando um passo importante para a recuperação das condições de vida das comunidades locais, oferecendo segurança, mobilidade e acesso regular aos serviços e ao comércio.