OBRAS DE REABILITAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO REVUBOE PÓS CICLONE IDAI
TRABALHOS EXECUTADOS
Reposição dos danos causados pela enxurrada, visaram reforçar a estrutura da Ponte tornando-a
resiliente, de modo que em futuros eventos climatéricos de igual ou maior magnitude, não se
registem danos com destaque para:
1ª Fase:
Alinhametos de 3 pilares – P3, P4 e P5 que apresentavam maiores deficiências estruturais e a
reposição (provisória) de apoios através de macacos hidráulicos que permitiram o levantamento do
tabuleiro do 5º tramo e a abertura à circulação rodoviária de tráfego ligeiro com limite máximo de
peso de 3,5T e velocidade máxima de 20km/h.
2ª Fase:
• Substituição integral dos aparelhos de apoio fixos e móveis
• Colocação de novos elementos, os batentes transversais, que visam travar deslocamentos trans
versais dos tabuleiros, absorvendo os esforcos horizontais que possam ser resultantes da tor
rente de água do rio e transmitindo-os aos pilares que por sua vez garantirão a devida reação;
• Reperfilamento dos taludes dos encontros;
• Protecção do embasamento do pilar P1;
3ª Fase:
- Reparação da plataforma, aplicação de novo revestimento betuminoso, execução de camas
- Colocação de Juntas Estanques, que antes não existiam;
- Selagem de fendas e fissuras com abertura significativa, detectadas nos encontros, acrotérios e alguns pilares;
- Reparação do betão nas zonas de descasque e exposição de armaduras corroídas com recurso a argamassas de reparação: encontros, pilares, passeios e tabuleiro;
- Aplicação de pintura de protecção nos acrotérios, muros de ala e consolas do tabuleiro;
- Prolongamento dos tubos de drenagem da plataforma;
- Pintura dos guarda-corpos em toda a sua extensão;
- Sinalização horizontal e sinalização vertical.
IMPACTOS
- Melhoramento na transitabilidade pelos utentes, entre os dois distritos Moatize-Tete e vice-versa;
- Melhor preservação da ponte Samora Machel com o desvio do tráfego pesado das classes 3, Classe 4 e 5;
- Descongestionamento da Cidade de Tete e da Ponte Samora Machel do tráfego pesado;
- Está facilitada a ligação rodoviária entre as cidades de Tete e Moatize, incluindo a vilas fronteiriças de Zobwè e Ulongué, através da estrada N7, que antes era feita através da ponte Kassuende, evitando o incremento de 30 km de percurso;
- Está facilitada a ligação rodoviária entre a cidade de Tete e a vila fronteiriça de Cassacatiza, através das estradas N7 e N9, bem como o tráfego internacional de e para a Zambia havia sido desviado para a ponte Samora Machel, aliviando a sobrecarga a esta estrutura e o congestionamento na Cidade de Tete, na ordem de um tráfego médio diário entre os 800 e 1.000 viaturas a mais;
- Passam para a história os Transtornos nos transportes públicos pois os utentes eram forçados a descer dum carro, atravessar a Ponte a pé e apanhar outro carro noutra margem.
- A PONTE VOLTA A FUNCIONAR EM PLENO RESPEITANDO OS LIMITES DE CARGA ESTABELECIDOS NA REGIÃO DA SADC (48 TONELADAS), OBSERVADOS OS LIMITES ADMISSÍVEIS POR EIXO OU GRUPO DE EIXOS.
- Com a intervenção feita, está garantida a vida útil da ponte por mais 50 anos desde que se observe:
- O respeito aos limites de carga estabelecidos;
- A conservação da infraestrutura evitando vandalização dos seus elementos;
- A condução com prudência em velocidade baixa evitando riscos de acidentes que possam resultar em perdas de vida e danos nos grarda-corpos e outros elementos estruturais;
- Inspecções regulares e manutenção de rotina.