CHAMUTOTA EXIGE CELERIDADE NAS OBRAS DE SISTEMAS DE ÁGUA EM NIASSA
A Vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, exigiu maior celeridade na execução das obras de construção do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água potável, na sede do distrito de Majune, avaliadas em 37 milhões de meticais, visando aliviar o défice que afecta cerca de oito mil pessoas.
Na sua recente visita à província de Niassa, Chamutota escalou o distrito de Majune, onde instou ao empreiteiro no sentido de usar o máximo da sua forca de trabalho, e aplicar adequadamente o material mobilizado de modo a reduzir o tempo para a conclusão da empreitada para fevereiro próximo.
“Estou satisfeita com a qualidade e o nível de execução física das obras que anda a volta de 63%. O empreiteiro tem todo o material aprovisionado. É minha espectativa que os trabalhos terminem antes dos prazos acordados, próximo mês de fevereiro”, disse.
Recorde-se que as obras de construção do sistema de abastecimento de água na sede distrital de Majune iniciaram em janeiro do não passado, com o prazo de nove meses, financiadas no âmbito do programa Nacional de abastecimento de águas e Saneamento Rural, PRONASAR, cuja infraestrutura será constituída por quatro furos e dois reservatórios com capacidade global de 145 metros cúbicos, uma casa de máquinas, além de estação de tratamento e bombagem.
Ainda na visita, Cecília Chamutota fez saber que mais famílias dos distritos de Cuamba e Mecula terão acesso a água potável brevemente, resultante da construção de sistemas de captação, tratamento e abastecimento no âmbito do PRONASAR, com características semelhantes as do sistema de Majune, estando neste momento a 80 e 90% de execução respectivamente.