MOPHRH motivado a continuar com projectos de expansão de água no país
Discursando no âmbito da inauguração da Estação de Tratamento de Água de Sábie em Moamba na província de Maputo, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine, reiterou que o Ministério está motivado a continuar com mais projectos de expansão do acesso a água no país.
Mas também destacou o empenho da equipa de engenheiros que esteve envolvida na construção da infra-estrutura, tendo recordado da eficácia e do elevado domínio de tecnologia, técnicas e financiamento para mobilização dos pouco mais de 120 mil metros cúbicos de betão e 180 toneladas de aço.
De referir que segundo Machatine, nesta estação foi aplicada tecnologia de ponta para a optimização do tratamento de água com base no ozono, sendo a ETA de Sábie a pioneira, para além dos outros quatro países da região que usam, mas numa dimensão inferior.
Esta infraestrutura, dispõe, ao longo dos 95 kilometros da sua extensão, de uma fibra óptica que permite o controlo e monitoria em tempo real o processo de distribuição de água.
Já o representante do Banco Mundial em Moçambique, financiador da infra-estrutura, disse que “o projecto é um sucesso” e que o banco continuará a apoiar as iniciativas do Governo moçambicano, para melhorar o nível de vida das populações.