PRAVIDA, uma realidade inquestionável na renovação da esperança pela água potável em Xilembene e Hókwè.
Inaugurou-se esta sexta-feira, 18 de Setembro de 2020, o Sistema de Abastecimento de Água de Xilembene e Hókwè que vai contribuir para o aumento das ligações domiciliárias, passando das actuais 1.800 para cerca de 1.900 ligações, fornecendo água potável 24h/dia a cerca de 12 Mil pessoas nas comunidades de Chilembene, Chalucuane, Chiguidela, Malhazine, Hókwè e Mapapa.
Esta infrastrutura está inserida na iniciativa presidencial PRAVIDA, Programa Água para Vida, lançado em Outubro de 2018, cujo objectivo é Acelerar a Expansão do Acesso a Água Potável junto da população e, por conseguinte lançar as bases para a melhoria da qualidade de vida e redução das doenças derivadas do consumo de água imprópria para a saúde, aliás, Filipe Nyusi na sua comunicação, referiu que o seu Governo está comprometido com o bem-estar das populações.
O sistema faz parte de um conjunto de Sistemas Autónomos (PSAAs) de Lionde, Massavasse, Conhane, Nwachicoluane Mapapa, Hókwè, Chilembene e Guijá com capacidade de produção de 6.816 m3/dia inseridos no Sistema de Abastecimento de Água da Área Operacional de Chókwè (AOC) localizado no município e distrito do mesmo nome e também no distrito de Guijá, constituído por 10 subsistemas que abastecem o município de Chókwè e áreas adjacentes. A principal fonte de captação de água é subterrânea com excepção de Hókwè e Xilembente cuja captação é feita superficialmente através do rio Limpopo. O sistema tem uma capacidade de reserva de 2.130m3, com uma capacidade instalada de 703m3/h e 19. 284 ligações. A taxa de cobertura da rede existente é de 81% correspondente a uma população servida estimada em cerca de 110.002 habitantes.